quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Se você ama artes...

Se você ama música, teatro, arte, filmes, fotografia, dança,
som, iluminação, se ama fazer coisas artísticas – cantar, tocar, representar, escrever, criar ou expressar-se – há uma boa chance de que você tenha algum tipo de veia artística, grande, pequena ou razoável.

Se tivesse-mos que escolher, o que escolheríamos?





Um artista extremamente talentoso, que não fosse muito espiritual ou um artista profundamente espiritual, que não fosse muito talentoso? Qual escolheria-mos?

Penso que essa pergunta expressa o dilema que a igreja tem tido com relação aos artistas por muito tempo.

Minha resposta é, EU QUERO AMBOS!

Quero um artista que seja extremamente talentoso e profundamente espiritual.
Houve um artista em Êxodo 35 chamado Bezalel que era dotado para esculpir em ouro, prata, bronze, pedra e madeira.

Foi um artista visual cuja criatividade era inesgotável. Ele foi também cheio do Espírito Santo em sabedoria, entendimento e conhecimento. (vs. 30-31).

Esse gigante espiritual também tinha dons na área do ensino. Ele foi um artista que era talentoso e piedoso. São esses os que precisamos encontrar! Esse é o padrão bíblico.

Não podemos nos contentar apenas com o talento. É imperativo que você e eu continuemos a crescer espiritual e artisticamente.


Resumo extraído do livro, " O coração do artista "



7 comentários:

Anônimo disse...

Fico triste ao conhecer "artistas" que dizem a seguinte frase:
(é pra Deus e o importante é o coração)
Queridos, façamos com Bezaleu que além de ser cheio do Espírito Santo, também foi extremamente talentoso.
Como mostra o texto postado, ESTE É O PADRÃO BÍBLICO!
Tenho saudades da época em que as pessoas quando queriam ouvir uma boa música, eram atraídos para as igrejas e infelizmente, nos dias de hoje, com a frase (O importante é o coração), esquecemos-nos de preparar, estudar, superar nossos limites.
Da forma que temos feito, achamos que está ótimo, porque é pra Deus, me traz vergonha.
Se Deus te deu um talento, cuide dele, não o enterre ou o trate de qualquer maneira.
Entenda que se você se identificou sendo um artista, você é um privilegiado.

Gilvan Carvalho

Anônimo disse...

Este é um super tema e digno de debates.
Gil, parabéns pela proposta, gostei muito de sua colocação e gostaria de acrescentar ao seu comentário algumas inquietações propositivas.
O talento é algo dado por DEUS. Se prestarmos atenção nas parábolas; o senhor sempre cobra de seus subordinados os rendimentos e o que foi feito com eles.
Precisamos sim desenvolver nossos talentos e dons.
Fiquemos com a questão, a pergunta é muito simples: Quem você gostaria de ser: Um Betoven, um Pavarotti, um homem ou mulher de muito talento, um artista sem igual? Ou um homem ou mulher cheio do Espírito Santo? Tenho certeza que você por mais apaixonado por arte que for, escolheria ser cheio do Espírito Santo.
Porque a música emociona, mas o Espírito Santo é aquele que transforma e muda nossas vidss. A bíblia está repleto de pessoas simples e com pouco talento que transformaram suas gerações. Pessoas que depederam de DEUS somente para alcançar vidas. Pessoas que tocaram corações de reis, rainhas, povos intelectuais com a palavra de DEUS. A arte é uma ferramenta muito importante, mas ela nunca será um canal maior do que um coração disposto a fazer a vontade de DEUS.
Tenho certeza que qualquer um, de qualquer tribo, nivel intelectual será impactado por quem quer que seja, em qualquer lugar, em qualquer momento; apartir do momento em que um servo ou serva do Senhor abrir sua boca. Porque o que jorrará será a palavra vida mais penetrante que uma espada afiadda, mais cortante que uma espada de dois gumes, ao ponto de separar juntas e medulas, alma e espírito.
Tenho certeza que a busca pelo aperfeiçoamento é sem dúvida necessária e fundamental. Isso é individual e particular. Tenho visto no decorrer da minha vida cristã, pessoas apresentando louvores ao Senhor sem técnica e ou até de maneira tosca(Mal acabada, mal feita). Mas quem poderá julgar estes corações?, ou quem poderá dizer que não alcançaram o coração de DEUS? Eu tb não posso... Por isso digo que, é individual e particular. Se tem essa oportunidade e se esse é o foco e se o Senhor tem conduzido o individuo a isso; então que seja. Mas tenho visto tb ao decorrer destes tempos pessoas ricas em habilidades, porém com desejos duvidosos ao quisito tocar o coração de DEUS; ou ainda ser dependente de DEUS, ou ainda duros críticos a pessoas menos afortunadas musicalmente...Como se os louvores fossem para nós, ou se o cardápio musical fosse para a nossa degustação. O que joga muralhas ao chão como em Jericó, ou que quebra os grilhões e abre as cadeias como Paulo e Silas nas prisões é o louvor e o poder de DEUS.
O que sei, é que precisamos dos dois. Mas sem dúvida, a unção em primeiro e principal lugar...
Um grande e fraternal abraço aos meus irmãos em Cristo que AMAM a arte, e que ADORAM a DEUS.

Juninho Félix
juninho.felix@hotmail.com

Anônimo disse...

Ao ler os comentários postados, percebo que temos muito que aprender:

- Buscar a perfeição que jamais conseguiremos atingir (mas buscaremos) e permitir que o Espírito santo de Deus nos molde nos padrões que Ele quer que vivamos e estejamos diante d’Ele.

O mais interessante nisso tudo é que tenhamos ou não talento artístico seja para música, interpretação, dança ou quaisquer outras manifestações, façamos tudo para honra e glória do nosso Deus.

Entendo que o louvor e a adoração à Deus podem ser executados sem ser necessariamente um músico, dançarino, etc. O simples fato de se lavar um chão da igreja, limpar o jardim, trocar uma lâmpada, arrumar a sala das crianças (rs) é uma atitude de louvor e adoração, se estiver sendo feito com amor!

Estamos trabalhando com objetivos e estes são alcançar e salvar vidas para nosso Senhor e salvador Jesus Cristo.

Espero que compreendam que quando uma pessoa abre sua boca para louvar e exaltar o nosso Senhor com cânticos com sinceridade no coração, não existe nada nesse universo capaz de impedir que este louvor alcance os ouvidos de Deus e Ele se alegra nisso.

Portanto, se alguém almeja o crescimento artístico em alguma área de sua vida e quer se esforçar para que sua manifestação de louvor e adoração seja “perfeita”, lembre-se que até mesmo os mais “simples” tem o direito e o acesso ao Pai da mesma forma que os instruídos e doutorados em arte.

Guto
gutoniffinegger@hotmail.com

Anônimo disse...

Queridos irmãos, vendo e lendo o comentarios de vcs. (EM RELAÇÃO A ARTE)
Vejo como o nosso DEUS,sendo ele a fonte de tudo.E sendo ele TB a nossa principal e maior inspiração.
Entendo, que em tudo devemos dar a ele o que temos de melhor.
Se é o nosso louvor OU A nossa adoração.
O grande artista é aquele que é capaz de tocar o seu publico.Se o seu objetivo é tocar o coração de DEUS. Se apresente a ele, da forma em que vc esta.
Mais lembre se, que vc é a imagem e semelhança de DEUS. Daquele que é o maior ARTISTA.E a sua palavra diz que devemos crescer tanto na GRAÇA QUANTO NO CONHECIMENTO.
Porisso devemos buscar o ponto de EQUILIBRIO,Somente assim conseguiremos chegar o mais proximo de um artista perfeito.

AME A ARTE!

UM GRANDE ABRAÇO AOS QUERIDOS IRMÃOS.

RODRIGO A RIBEIRO....

Unknown disse...

Oi galera, vou fazer algumas considerações se o tempo ainda for oportuno.
Talvez não seja produtivo pensarmos sobre a escolha: adorador x bom artista.
A adoração não está ligada às artes. A arte é uma das formas de expressarmos a adoração a Deus, assim como é expressão do que se tem internamente preso e que as formas de comunicação comuns não são capazes de externar. É nesse momento que as manifestações artísticas entram em cena, e é por isso que a arte nos transcende, pois trata de algo que é superior ao plano físico, sendo assim é a melhor forma de linguagem (comunicação) em alguns momentos. Logo, é exatamente por se tratar de comunicação que devemos ser precisos, pois estaremos externando coisas que nos movem internamente - principalmente quando se tratar das coisas de Deus. Ora, existirá algo que nos mova com mais intensidade e grandeza quanto às coisas do Pai (concernentes ao seu Reino)? Digo que não.
Gostaria, portanto, de fazer alguns paralelos com o que já foi postado aqui. Juninho nos falou sobre pessoas que apresentam louvores 'toscamente', e também nos questiona sobre tais louvores alcançarem o coração de Deus. Diria que sim. Pois o que é elevado a Deus sem dúvida é o que o coração dispõe, e só Deus é o único capaz de julgar a questão. Mas quanto aos ouvintes (ou participantes), a esses - que não vêem o coração - é direcionado a música e, nesse caso, música tosca é música ruim e muito desagrada aos ouvidos de qualquer mortal. Guto nos exemplifica os zeladores da igreja, e também concordo com o fato de estes serem adoradores em suas tarefas, no entanto pergunto: se sentássemos em um banco empoeirado o que diríamos ao percebermos nossas roupas sujas? - Glória a Deus, ela (a pessoa zeladora) faz para a honra e a glória do nosso Senhor. Cá pra nós, isso seria uma mentira, uma hipocrisia. Devemos estar atentos sobre o fato de estarmos nos referindo a questões que estão totalmente ligadas aos sentidos humanos, e essas coisas nos dizem respeito, quanto às questões do coração - como já havia me referido -cabe ao Deus Eterno que sonda nosso interior. Logo o FAZER BEM é inerente ao FAZER, sendo algo condicionado a qualquer aspecto.
Fico com a célebre frase postada por Rodrigo: "o grande artista é aquele capaz de tocar o seu público".
Essa frase exprime algo interessantíssimo. Se usarmos o púlpito (secularmente chamado de palco) apenas para ministrar ao coração de Deus, por que não o fazemos do banco mesmo? Ou apenas com as palmas, posto que o Senhor esteja interessado no coração (atitude, postura)? A resposta é simples: porque estamos lidando também com homens assim como os seus sentidos. O que seria de um orador (pregador, palestrante) sem a voz? Agora me digam, ouvir uma palavra, mesmo que seja a palavra de Deus, na voz do Gilvan é mais expressivo e precisa do que na voz do Cid Moreira, estando esses falando da mesma coisa e com o mesmo conteúdo? Gil me desculpe, mas o Cid vai comunicar melhor o que terá em seu coração. Mas quando esse brother pega as baquetas, comunica verdade e muita graça. Essa é a questão fundamental, uma coisa é termos o que transmitir (conteúdo) e não termos como fazê-lo (habilidade/técnica), outra é termos técnica e não temos conteúdo, e outra - a melhor entre essas - é termos conteúdo e habilidades pra transmiti-lo. Logo, quanto se trata das coisas de Deus devem simplesmente ter coração entregue, pois este é o foco do olhar do nosso Deus, mas se porventura um ser humano resolver usar as artes para expressá-las - pelo amor do nosso Senhor Jesus Cristo - o façam com beleza, destreza e ardente sentimento, caso contrário façam apenas pra si e poupem nossos sentidos da mesquinhez de sua negligência.
Fico por aqui, grande abraço a todos, mas ainda estou curioso em saber sobre as muitas pessoas simples e pouco talentosas, na Bíblia, que mudaram suas gerações.
Valeu, e desculpem-me a extensão do texto.

Gilvan Carvalho disse...

Meu Amigo Jonne, Primeiramente gostaria de parabenizá-lo pelo comentário postado, quero dizer que temos a mesma visão e concordo com tudo o que foi postado acima.
Entristece-me bastante ver pessoas usando questões espirituais como desculpa para não precisar estudar e ser um melhor músico (a) continuarei fazendo minha parte, sei das minhas deficiências e anseio o dia de poder expressar melhor através da música o sentimento que está preso dentro de mim.

Gil

Anônimo disse...

Antes de tudo quero ja pedir desculpas pelos erros de portugues que poderao vir...tem muito tempo que nao escrevo na nossa lingua e isso muito me decepciona.
Bem, vamos ao tema:
"Se voce ama artes..."
Em minha opniao, DEUS e' uma dessas "pessoas" que ama a arte... criou tudo para o louvor da SUA gloria com muita precisao... ver as cores que existem ja é uma prova disso... nao paramos para pensar mas, a mente humana é capaz de identificar mais de 165.000 de cores ao mesmo tempo e separa-las e caros amigos, isso é coisa para artista. Nossa mente é capaz de identificar sons a Kms de distancia, sentir o cheiro de alguma coisa e ser transportados no tempo das nossas lembranças por aquele cheiro. Isso é coisa de artista, de alguem que ama a SUA arte (nòs homens)e nos da condiçoes para melhorar a cada dia.
Vamos observar um criança quando nasce, nao sabe falar, mas com o tempo, aprende algumas palavras com sua familia até chegar o momento de ir para escola, aprender mais; o tempo passa e vem o 2° grau, depois universidade e cursos de especializaçao... tudo isso para o LOUVOR DA SUA GLORIA!
Se voce ainda nao entendeu onde quero chegar, ai vai a minha opniao sobre amar a arte ou fazer alguma coisa na igreja que tenha a ver com a arte (arte de cantar, arte de tocar um instrumento, arte de dançar, arte em servir, arte em ser misericordioso, etc...) procure se aperfeiçoar em TUDO (unçao + artes). Concordo com o que o Junior disse:... precisamos das duas coisas, unçao e habilidades... mas a unçao é a mais importante; TUDO ISSO PARA O LOUVOR DA SUA GLORIA!
Entao se vc canta, dança, toca um instrumento, MELHORE AS SUAS HABILIDADES COM MUITA UNCAO para nao se tornar como as outras pessoas que nao fazem as coisas para o LOUVOR DA SUA GLORIA!
DEUS te abencoe!
Emerson - Climber