quinta-feira, 13 de março de 2008

Se superar é preciso.

Há muitas pessoas que precisam, admiram e torcem por você.
Se superar não são caminhos sem acidentes, trabalhos sem fadigas, relacionamentos sem decepções.
Se superar é Encontrar força no perdão, esperança nas lutas, segurança no palco do medo.
Se superar não apenas comemorar o sucesso, mas aprender nos fracassos.
Se superar é reconhecer que vale a pena viver a vida apesar de todos os desafios.
Se superar é deixar de ser vitima dos problemas e se tornar um autor da própria historia.
Se superar é ter coragem de ouvir um não.
É ter segurança de receber uma critica, mesmo que injusta.
Se superar é deixar viver a criança alegre e simples que mora dentro de cada um de nós.
É ter maturidade para dizer: Eu errei.
É ter ousadia para dizer: Me perdoe.
É ter sensibilidade para dizer: Eu preciso de você.
O meu desejo é que sua vida seja um canteiro de oportunidades, para você semear boas sementes em terra fértil.
Não desista de você, jamais desista das pessoas que você ama.
Pois a vida é um espetáculo imperdível, então temos que vivê-la intensamente.
Que a cada manhã você agradeça a DEUS pelo milagre da vida, e entenda que você tem mais uma oportunidade de se SUPERAR.

Você é um ser humano Especial!!!!!!!!!!!!

RODRIGO RIBEIRO...

quarta-feira, 12 de março de 2008

SAPERE AUDE



SAPERE AUDE


Ouse conhecer...

Não existem medidas exatas para o conhecimento. As diferentes formas do saber estão muito mais ligadas à nossa capacidade de agir e reagir ao que nos é proposto diariamente, do que a fatores meramente científicos.

No entanto, ainda temos medo de nos posicionar, principalmente quando lhe damos com questões “definidas” e paradigmas que atravessam o tempo e permeiam nosso modo de pensar. Esses medos encontram-se nos diferentes setores das nossas vidas, sejam eles internos, de relacionamento, ou na escola, na política, na convivência comum e até mesmo na igreja, encaixotando o pensamento e a razão crítica.

Mas, apesar da força de monopólio do sistema – seja ele qual for –, ele sempre estará vulnerável à crítica da razão pura. Esse termo é usa por Kant, um dos pensadores do período Iluminista – período que nos conscientizou da necessidade da maioridade mental. Ou seja, pensar por si. Ainda segundo Kant, buscar o esclarecimento é desenvolver uma condição moral.

Esse tipo de pensamento nos permite fazer uma crítica pura, no sentido de desvencilhar as verdades prontas das verdades puras e assim chegarmos a um nível elevado de compromisso com a razão.

Seja um adepto da maioridade metal, ouse saber o porquê das coisas. Deus não criou seres inanimados, ou fantoches vivos, para serem manipulados. A própria Palavra de Deus está cheia de significados racionais, e quando nos falta compreensão através da razão física-mental (logos), o Senhor nos dá discernimento espiritual. Mas em nenhum momento Ele nos dirá “faça assim e não questione” ou ainda “é assim porque tem que ser”, afinal Ele mesmo criou o livre arbítrio. É interessante pensarmos que é no silêncio de Deus onde descobrimos uma das maiores oportunidades de crescer, quando precisamos nos nortear baseado no que até então já aprendemos na caminhada e não na necessidade de repetições para nos sentimos mais seguros. È nesse momento que Deus tira as rodinhas da bicicleta e solta às mãos do banco sem, no entanto, deixar de dizer “Estou aqui”!

O termo latim sapere aude, na sua tradução mais precisa, seria: atreva-se a conhecer. Deixe de lado o medo, saia da obscuridade em direção à luz do esclarecimento.

Que possamos priorizar o nosso desenvolvimento intelectual, baseados não apenas na ciência – em seu sentido técnico –, mas também na necessidade real e simples das coisas.

Ouse conhecer... Supere-se!!!

Jonne de Souza